quinta-feira, 31 de março de 2011

Ficha formativa

Ocupação antrópica - ficha formativa (levar para a aula de segunda)

Proposta de correcção da ficha:

3.1.

1- Esporão
2 - Deposição de sedimentos
3 - Erosão
4 - Movimento dos sedimentos
5 e 6 – quebra-mar

3.2. O transporte de sedimentos efectua-se de Oeste para Este. Verifica-se a acumulação de sedimentos a Oeste dos esporões e o aumento da erosão a Este.

3.3.
- Impacte paisagístico;
- Os esporões favorecem a deposição de sedimentos arrastados pelas correntes a montante, mas afectam o abastecimento a jusante, agravando a erosão noutros locais, levando ao recuo da linha de costa. No caso dos paredões provocam a deposição de sedimentos na sua retaguarda, mas levam à erosão noutros locais.
- Interferem com o ciclo normal da erosão e deposição marinha. 


4.1. Os movimentos de massa correspondem ao deslizamento, em regra brusco e repentino, de grandes quantidades de materiais ao longo de uma vertente. Os  movimentos de massa podem ser provocados por factores condicionantes (ver a
presentação) e/ou factores desencadeantes (ver apresentação).


4.2. 
a - F. Na vertente são visíveis alterações introduzidas pelo homem - destruição da cobertura vegetal da vertente e mobilização de terrenos para construção da estrada. Estas condições aumento o risco de deslizamento.
b - V
c - F, o facto dos estratos estarem orientados de acordo com a orientação da vertente, torna mais elevado o risco de deslizamento das camadas superiores ao favorecer o seu escorregamento. Este ocorre quando a força da gravidade supera as forças de  resistência (atrito e coesão do material) que se encontram na vertente. Se os estratos não forem paralelos à vertente, esta pode ser mais estável, mesmo quando apresenta elevada inclinação. 
d -V, o facto de não haver um sistema de drenagem no muro de contenção fez com que o muro acabasse por cair. A água que se vai infiltrando e acumulando  no solo provoca movimento das suas partículas, que empurram o muro de suporte, levando à sua queda.  


4.3. Ruído de fractura de rochas; queda de pequenos blocos ou o estalar de raízes; árvores inclinadas; estradas e vedações deslocadas - podem ser indícios da eminencia de um deslizamento de terra.


4.4. A vegetação estabiliza as vertentes ao facilitar a infiltração das águas  e retardando a erosão por escorrência superficial. As raízes das plantas no solo formam uma rede que contraria grandes movimentos e aumenta a coesão do solo. para além disso, reduzem a humidade dos solos.


4.5. No caso das águas de escorrência, podem arrastar consigo grandes quantidades de materiais durante períodos de elevada precipitação num curto espaço de tempo. No caso das água que se infiltram, podem levar ao afastamento das partículas do solo, criando situações de instabilidade, que provocam o movimento de materiais ao longo das vertentes.
4.6. resposta C.


5. Os factores envolvidos são o tipo de materiais: as cinzas e os depósitos piroclásticos são pouco coesas, pelo que facilmente se movimentam ao longo da encosta. O facto da inclinação da encosta ser bastante elevada ajuda nessa movimentação.


6. 
Geologia permite:
Estudo das características geológicas e geomorfologicas de um local para avaliar o seu potencial risco. 
- Elaboração de cartas de risco geológico onde se evidenciam as áreas com diferentes probabilidades de ocorrência de cheias, deslizamentos e erosão costeira.
- Actuação: construção de estruturas de protecção da linha de costa; remoção ou contenção de materiais geológicos que podem constituir risco de deslizamento; etc.



terça-feira, 1 de março de 2011

FICHAS BIOLOGIA 10ºano

Olá, deixo aqui algumas fichas para revisão de conteúdos de 10º Ano. Depois irei marcar algumas aulas para a sua resolução. Entretanto podem resolver as fichas.