quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ultimas apresentações

Olá,
a pedido da Vera, deixo aqui a última apresentação explorada nas aulas, relativamente aos recursos hídricos. Bom estudo... e boa sorte para os exames.... Alguma dúvida, deixem comentário....


  • RECURSOS HÍDRICOS ( não inclui a gestão sustentável dos recursos hídricos, mas analisamos no manual um caso - aquífero de Silves)

7 comentários:

Ricardo disse...

Bom Dia. Porque se diz que na translocação floémica primeiro diminui o potencial hídrico nos elementos condutores do floema e só depois a água entra nos elementos dos tubos crivosos? O que significa a diminuição do potencial hídrico?

Luis Paulino disse...

Boa questão!
O potencial hídrico é medida da capacidade da água de se movimentar ou realizar trabalho. O potencial hídrico mede a tendência relativa para a água se deslocar de um local para outro. O movimento ocorre do local mais concentrado de água (maior potencial hídrico) para o menos concentrado
(menor potencial hídrico). Quando em um sistema de dois compartimentos, separados por uma
membrana semipermeável, encontramos num deles água pura e, no outro, uma solução de água
mais soluto (NaCl, por exemplo), podemos ver que a água pura tende a passar para o
compartimento da solução de NaCl por um fenômeno chamado osmose.


Respondendo agora à sua questão: menor dpotencial hídrico nos elementos condutores do xilema significa maior concentração de solutos, o que origina um aumento da pressão osmótica, que conduz à entrada de água por osmose no xilema. (espero ter ficado esclarecido).

Ricardo disse...

Obrigado pelo esclarecimento, já percebi. Estive a fazer os exames e achei muito estúpida aquela questão das micorrizas no exame de 2010. Como podíamos nós saber que esses fungos iriam aumentar o volume nas raízes das plantas, favorecendo a absorção de água?

Luis Paulino disse...

As micorrizas formam-se quando as hifas de um fungo invadem as raízes de uma planta. As hifas vão auxiliar as raízes da planta na função de absorção de água e sais minerais do solo, já que aumentam a superficie de absorção.Deste modo as plantas podem absorver mais água e adaptar-se a climas mais secos. Os fungos, como "pagamento" dos seus serviços, recebem da planta hidratos de carbono (compostos orgânicos), que necessitam para a sua sobrevivência e que não conseguem sintetizar, pois não são seres autotróficos mas sim heterotroficos por absorção.

Luis Paulino disse...

No exame não tem dados para responde à questão....tinham mesmo de saber que as micorrizas é uma simbiose entre um fungo e as células da raíz de algumas plnatas....e qual a vantagem dessa relação.

Ricardo disse...

Pois mas se as micorrizas nem constam do programa curricular, não devia aparecer no exame.

Luis Paulino disse...

No 8ºAno falamos dessa associação simbiótica....