(clica para descarregar em PDF)
Etapas do ciclo celular:
1. INTERFASE: Período entre o fim de uma divisão celular e o inicio da seguinte. As células passam a maior parte da sua vida em interfase. Durante esta fase os cromossomas encontram-se distendidos, não sendo observáveis ao M.O.C.
- FASE G1: 1ª fase de crescimento celular. Nesta fase verifica-se uma intensa actividade de síntese de proteínas, enzimas e RNA. Ocorre também a formação de organitos celulares. Há um significativo crescimento da célula.
- FASE S: Ocorre a auto-replicação das moléculas de DNA, associamdo-se a elas mesmas proteínas. Cada cromossoma passa a ser constiuido por dois cromatídeos (2 moléculas de DNA + proteínas) ligados por um centrómero. Nas células animais começa a ocorrer ainda a duplicação dos centríolos, originando-se 2 pares .
- FASE G2: 2ª fase de crescimento celular. Nesta fase ocorre a preparação da célula para a divisão celular. Ocorre a síntese de biomoléculas (sobretudo proteínas) que vão ser usadas na fase mitótica. Os centríolos encontram-se já duplicados, existindo por isso 2 pares.
2. FASE MITÓTICA OU PERÍODO DA DIVISÃO CELULAR: Duarante esta fase ocorre a divisão do núcleo da célula (Mitose ou cariocinese) e a divisão do citoplasma da célula (citocinese), originam-se duas células-filhas completamente individualizadas. A mitose inclui a Profáse, a Metáfase, Anáfase e a Telófase.
Esquema explicativo da Mitose
Após a divisão do núcleo da célula, é a vez de ocorrer a divisão do seu citoplasma (citocinese) e individualização das duas células-filhas. A citocinese depende da formação de um anel contráctil (estrutura composta por filamentos proteicos) que se forma na zona do plano equatorial no fim da anáfase e na telófase. A contracção desses filamentos vai provocando o estrangulamento do citoplasma, até se separarem as células-filhas.
Observação: Nas células das plantas superiores, a citocinese não ocorre por estrangulamento, uma vez que a parede celular rígida destas células não permite a divisão dessa forma. O que acontece nas células vegetais é que vesículas oriundas do Complexo de Golgi posicionam-se no plao equatorial da célula e unem-se. As membranas dessas vesículas vão originar as membranas das células vegetais-filhas, enquanto que o conteúdo das vesículas vai originar as paredes celulares.
video Ilustrativo do ciclo celular em células animais
Bom estudo!
Sem comentários:
Enviar um comentário